Prefeitura Municipal de Campinas do Piauí
História da Cidade

A história do Município de Campinas do Piauí, apoia-se sobre a construção da Fábrica de Laticínios, localizada hoje no centro da cidade, uma das primeiras grandes Fábricas de Lacticínios do Nordeste foi fundada no ano 1876. O projeto foi elaborado pelo engenheiro alemão Alfredo Modrach e pelo doutor Antônio Sampaio com intuito de receber todo o leite advindo das antigas Fazendas Nacionais de Canudos, Pilões, Castelo e Olho D'Água dos Bois. Devido ao agrupamento em torno do prédio surgiu o então Povoado de Campos, onde moravam os diretores e funcionários da então fábrica, e Campos foi por muito tempo parte do Município de Simplício Mendes. Devido às grandes secas e à dizimação dos rebanhos, a fábrica sucumbiu restando hoje um imponente prédio em estado decadente necessitando ser tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural que é.  Campinas do Piauí foi elevada a categoria de cidade em 15.04.1964 juntamente com outros municípios arredores, desmembrada do município de Simplício Mendes - PI. Campos, como era conhecida, foi cercada por grandes fazendas, nesse percurso de tempo foi se originando o povoado "Campos" Na época havia muitos criadores de muitos rebanhos de gado. Foi através das Fazendas Nacionais, como eram chamadas naquela época, que uma fábrica de laticínios foi subsidiada e instalada em Campos, quê mais tarde passaria a si chamar Campinas do Piauí, a fábrica funcionava a todo vapor, na produção de produtos derivados do leite, entre a produção estava a manteiga, requeijão e outros.